« Home | Ovos Decorados » | Galeria Lemson Henry, Edward » | Galeria Waterhouse, JW III » | Waterhouse JW Galeria II » | Waterhouse JW Galeria I » | Anders Zorn - Biografia 1860-1920 » | Galeria Zorn - III » | Galeria Zorn - Gravuras em água-forte » | Vulcanismo... » | Anseios »

Thomas Cole 1801 - 1848


Thomas Cole nasceu em 1801, em Bolton, Lancashire, noroeste da Inglaterra, e emigrou com sua família para os Estados Unidos em 1818. Durante os primeiros anos, Cole passou curto tempo na Filadélfia, Ohio e Pittsburgh, onde trabalhou como pintor de retratos. Embora autodidata, Cole trabalhou com artistas da Philadelphy Academy, e suas telas expostas nas exibições da Academia.

Em 1825, Cole descobriu a assombrosa beleza da selvagem região de Catskill. Sua exibição de pequenas pinturas da paisagem de Catskill chamou a atenção de figuras proeminentes na cena da arte de New York City, inclusive Asher B. Durand, com quem obteve longa amizade e a propagação da fama. Quando ainda trilhava os 20 anos, Cole foi declarado participante da Academia Nacional.

Em 1829 - 1831, Cole retornou a Grã-Bretanha para estudar e atender aos negócios da família, e para viajar para a França e Itália. Estes anos foram os mais felizes e produtivos de sua vida. Cole conheceu um grande número de americanos ricos que viajavam pela Europa, e recebeu numerosas comissões deles, aumentando sua reputação e status.

Cole retornou à Nova York em novembro de 1832, montou uma exibição de suas pinturas sobre paisagens européias e obteve considerável interesse por parte do público. Após, Cole abriu seu estúdio na área rural de Castkill, onde alugou um quarto na pensão do bosque do Cedro.

Foi durante este período que Cole iniciou a relação com Luman Reed, um nativo de Coxsackie, Nova York. Reed era um bem-sucedido comerciante que se mudou para Nova York e abriu uma galeria de arte privativa. Reed foi patrão de Cole, e para Reed, Cole produziu uma das suas melhores e populares séries: The Course of Empire.

Durante o inverno de 1835 - 1836, Cole se manteve trabalhando na criação de The Course of Empire. Durante este período Cole começou a expressar suas fortes opiniões acerca do impacto do desenvolvimento industrial e de suas conseqüências negativas para a beleza selvagem das paisagens de Catskills, que eram a fonte da inspiração para seu trabalho. Em 1836, o pai de Cole e Luman Reed, seu patrão, morreram. Mas havia uma grande felicidade para este ano.

Em 22 de novembro de 1836, Thomas Cole e Maria Bartow se casam na sala de estar da pensão do bosque de cedro, que foi rebatizada de Cole Home, Lar de Cole. Ao casal foi dado um quarto no segundo andar da casa. Muitas das grandes figuras da pintura e literatura visitaram os Cole em sua casa em Catskill. Em primeiro de janeiro de 1838, nasce a primeira criança do Cole, Theodore Alexander Cole.

Em março de 1839, Cole acordou em produzir quatro telas que foram chamadas de A Viagem da Vida, para Samuel Ward, um rico banqueiro e filantropo. O acordo foi fechado em $5.000. Ward morreu em novembro deste ano sem ver sua encomenda terminada em Dezembro de 1840.

7 de agosto de 1841, Cole viaja mais uma vez à Inglaterra para visitar parentes, e novamente passa por França e Itália, passando também pela Suíça. Cole era bem-vindo e popular visitante. Pintou uma segunda "Viagem da Vida" enquanto estava na Itália e a mandou à nova York. Cole voltou de sua segunda excursão européia em julho de 1842.

Após o retorno da Europa, Cole aceitou ser batizado pela igreja episcopal, e tornou-se um membro da igreja episcopal de Saint Luke em Catskill. Cole mais tarde projetou um prédio para a igreja de Saint Luke e para o amigo e biógrafo reverendo Louis L. Noble, Reitor da igreja. A igreja de Saint Luke situa-se na William Street, onde uma janela pintada lembra a família Cole.

Em fevereiro de 1843, Cole afirma ter se tornado uma figura pública, como diz em suas escritas. Mas também passava por problemas financeiros. Nos anos seguinte, Cole se preocupava em vender suas telas. Durante este tempo, inumeros escritos e poemas de Cole foram publicados em jornais e revistas de Nova York.

Em maio de 1844 Cole concorda em ter Frederic E. Church como aluno em seu estúdio. O pai de Church pagaria $300,00 por ano para a instrução de seu filho. Este acordo durou até junho de 1846. O quarto e a tela custavam $3,00 por semana. Cole também fez um acordo com Benjamin McConkey nos mesmos termos.

Em fevereiro de 1846, Cole iniciou uma nova série de pinturas chamada "A cruz no mundo". Durante esta época foi construído o segundo estúdio de Cole, a uma certa distância da casa principal, onde o artista trabalhou desde então. Cole era orgulhoso deste prédio, e o mostrava a todos os visitantes, e ficou conhecido apenas como "New Studio".

Em 6 de fevereiro de 1848, Após a família Cole ser chamada para um serviço na igreja de Saint Luke, Thomas começou a queixar-se mal-estar, e à meia noite um médico foi chamado, pois sua condição piorara. Um problema pulmonar fez falecer Thomas Cole em seu quarto, que ficava de costas para as queridas montanhas de Catskill, às 20:00 de uma sexta-feira, 11 de janeiro de 1848. O funeral foi feito na igreja de Saint Luke, e o enterro no jazigo da família, no dia 15 de fevereiro. Devido ao rigoroso inverno pouquissimos amigos compareceram aos últimos ritos. O corpo de Cole foi movido mais tarde para o cemitério da Thomson Street.